09 abril 2007

Ante-estreia (2)



Pintura Habitada, o filme de Joana Ascensão que ganhou o grande prémio Doclisboa 2006, terá a sua ante-estreia formal na Cinemateca, no próximo dia 13 de Abril, sexta-feira, às 21h30. Este filme é um caso particular de documentário sobre arte, pois, mais do que revelar a pessoa do artista, a pintora-fotógrafa Helena Almeida, procura aproximar-se da sua obra, numa operação delicada de transposição de uma linguagem pictórica para uma expressão cinematográfica de gestos e intenções subjacentes à criação.

Esse é o objectivo do qual não se afasta e, com uma exigência formal equivalente à da obra retratada, quer revelar outras dimensões da trabalho da pintora. Fugindo ostensivamente ao retrato humano, consegue dar vida à pintura e habitá-la, como o título justamente aponta. Pertence a um género de filmes que não pretendem afirmar um ponto de vista individual, senão aquele que nasce de uma confluência de olhares que se corporizam na obra e ganham autonomia ontológica.

P.S. A ante-estreia deste filme foi, pelos vistos, levada a cabo pelo Cineclube de Faro, no dia 28 de Março (vide comentário abaixo).

2 comentários:

Nuno disse...

Não pude ir à ante-estreia de Grandes esperanças mas estarei presente nesta :)

Anónimo disse...

irriiitadaaaaa

a ante-estreia deste filme foi, pelos vistos, levada a cabo pelo cineclube de faro, no dia 28 de março.

a bem da verdade, e da nação.

(já tinha feito esta correcção ao mail da apordoc, mas não a vi reencaminhada para ninguém...)

anabela moutinho