27 março 2007

Salazar e os coronéis



Cortes da Comissão de Censura enviados por telegrama telefonado para o Jornal de Notícias:

«28/4/68. "Aniversário do presidente do Conselho. Não dizer que completou 79 anos. Major Tártaro."

4/5/68. "Serviço religioso por alma de Luther King, no templo de Santa Isabel, em Lisboa - CORTAR. Crítica do filme 'Os Corruptos' - não fazer referência a Macau. Tenente Teixeira."

12/5/68. "Notícia do Agora de que o Dr. Mário Soares foi nomeado director-delegado da CUF na Ilha de S. Tomé - CORTAR. Dr. Ornelas."

18/5/68. "Reunião da Liga Popular Monárquica em Macedo de Cavaleiros - CORTAR a designação de 'Popular'. Tenente Teixeira."

26/5/68. "Nada de comentários desagradáveis para o general De Gaulle. Coronel Saraiva."

28/5/68. "O Dr Mário Neves fez uma conferência no Rotary Clube - CORTAR: "falta de uma Escola de Jornalismo e dificuldades que os jornalistas encontram."

31/5/68. "Circular,assinada pelo vice-presidente da Censura, Dr. Alberto Alexandre P. de Ornelas: «Todos os artigos ou simples noticiários referentes a Campismo e campos de Campismo devem ser previamente enviados a este Comissão de Censura.»

4/6/68. "Não publicar fotos da viúva de Luther King e do estudante francês Cohen. Coronel Roma Torres."

6/6/68. "Coisas agressivas ou desprimorosas para os Estados Unidos - CORTAR. Tenente Teixeira." "O bispo de Carmona, D. Francisco Mata Mourisca, efectuou, na sede da UCDT, em Lisboa, uma conferência sobre o 3º congresso de Apostolado dos Leigos - CORTAR TUDO. No final do espectáculo de bailados, no Coliseu dos Recreios de Lisboa, Maurice Béjard pediu 1 minuto de silêncio pela morte de Bob Kennedy e fez considerações que o público aplaudiu - CORTAR TUDO. Coronel Saraiva."

9/6/68. Expulsão do bailarino e coreógrafo francês Maurice Béjard. Publicar, na íntegra, obrigatoriamente, a nota do SNI sobre o caso Béjard. Não fazer comentários. Nota da Guilbenkian pode sair, mas sem comentários - CORTAR ter sido suspensa a recepção que a Gulbenkian oferecia, no Castelo de S. Jorge, aos artistas da Companhia de Béjard e do Royal Ballet. Coronel Roma Torres."

3/7/68. Crise da batata e do vinho, em Oliveira do Bairro e Oliveira do Hospital - CORTAR. Tudo quanto se refira à OPUS DEI - CORTAR. Coronel Saraiva."

9/7/68. "Não dizer, em título, que Pompidou foi afastado da chefia do Governo. Major Tártaro."

17/7/68. "Português, desertor da armada, condenado à morte na Austrália. NADA. Tenente Teixeira."

19/7/68. "Está a ser julgado em Bona um antigo nazi. Foi dito no Tribunal que também devia estar ali, no banco dos réus, o actual embaixador da Alemanha em Lisboa - CORTAR TUDO. Coronel Saraiva."

20/7/68. "Preso em Celorico de Basto o delegado do procurador da república - CORTAR. Capitão Correia de Barros."

21/7/68. "Anúncio da fábrica de Coina sobre a exportação de 1 milhão de gabardines. Não dizer que vão para Rússia. Capitão Correia de Barros."

30/7/68. "Em Soutelo, uma rapariga suicidou-se depois do namorado ter seguido para Angola, mobilizado. Não falar na ida para Angola. Tenente Teixeira."

31/7/68. "Jantar oferecido pelo ministro da Economia a criadores de gado do Alentejo - CORTAR. Dr. Ornelas."

6/8/68 (23,10). "Forças rodesianas ou sul-africanas (passagem pelo nosso território) - CORTAR. Capitão Correia de Barros."

9/8/68 (22,45). "Festival Mundial de Teatro, em Nancy - CORTAR. Capitão Correia de Barros."

20/8/68 (23,25). "Transferência dos moradores do Bairro de Xangai. Não usar a expressão "bairro de lata", por causa dos estrangeiros. Coronel Saraiva."

22/8/68 (23,20). "Sobre a Checoslováquia pode dar-se tudo o que esteja autorizado. Podem publicar-se os títulos que se desejem, mas NADA de títulos agressivos ou depreciativos para a Checoslováquia. Coronel Roma Torres."

24/8/68 (23,10). "Lembramos mais uma vez que nenhuma referência pode sair ao livro de D. Hélder da Câmara. É TUDO para CORTAR. Dr. Ornelas."

28/8/68 (23,40). "Presos dois gatunos em Lisboa. Não dizer que os roubados eram turistas. Capitão Correia de Barros."

29/8/68 (23,40). Ciganos vendiam chá por whisky. Não dizer que os polícias andavam vestidos de fato-macaco. Dr. Ornelas."

2/9/68 (23,10). "Caiu muito mal a publicação, na 1ª página, dos hippies na Praia da Circunvalação. Major Tártaro."

4/9/68. "Festa dos milionários. Não mencionar a presença de membros do Governo e dos presidentes da Assembleia Nacional e da Câmara Corporativa. Pode-se falar de outras individualidades, mas sem aludir às funções que desempenham. Capitão Correia de Barros."

4/9/68. Circular 26/1968: "Todos os artigos ou simples noticiário relativos a algas marinhas devem ser enviados a estes Serviços para a sua apreciação.
A Bem na Nação,
Pelo vice-presidente da Direcção dos Serviços de Censura, António Pinheiro."

7/9/68. "Chegada a Portugal do médico alemão Dr. Fulkner - CORTAR. Capitão Correia de Barros."

8/9/68. "Dr. Salazar. Pode-se falar nas missas e na operação de urgência. Coronel Saraiva."

9/9/68 (23,15). "Não dizer que o estado de saúde do presidente do Conselho é estacionário. Técnico permanente para evitar avarias nos elevadores do Hospital - CORTAR. Uma entidade qualquer terá oferecido a Salazar duas dúzias de peras e um melão - CORTAR. Coronel Saraiva."
10/9/68. "Salazar: grupo da TV italiana. Não dizer que veio a Lisboa por causa da doença do Chefe do Governo. CORTAR a frase: "Está melhor do que nunca". Alimentação servida em tabuleiro especial - CORTAR. Medicamento vindo do estrangeiro através da TAP - CORTAR. Frase do ministro da Economia: "Não há lugar para interinidade" - CORTAR. Localização do quarto - CORTAR. Declarações da governanta D. Maria - CORTAR. Não dizer que há um médico de serviço durante a noite. Major Tártaro."

14/9/68. "Na Candeia-Bar foi preso um rapazola, que ali praticou distúrbios. Não dizer que regressou há pouco do Ultramar. Capitão Correia de Barros."

21/9/68. "O casal Patiño foi ao Hospital da Cruz Vermelha. Não falar da cor do automóvel nem do vestido da senhora. Reorganização da indústria dos lacticínios da Madeira - não falar em monopólio. Tenente Teixeira."

22/9/68. "Salazar. O título da 1ª página deve ser alterado. Em vez de continua a ser grave o estado de saúde do prof. Salazar, dizer que se mantém estacionário. Major Tártaro."

23/9/68 (23,30). "Concurso do Rei da Rádio, organizado pelo Diário de Lisboa - CORTAR. Revezamentos no Hospital da Cruz Vermelha - CORTAR. Vendedor ambulante teria prometido ir a Fátima a pé, caso Salazar se cure - CORTAR. Coronel Saraiva."

29/9/68. "Declaração do Dr. Marcelo Caetano aos jornais - CORTAR. Coronel Roma Torres." "Expulsão de dois jornalistas suecos - CORTAR. Major Tártaro."»

Retirado de Os Segredos da Censura, por César Príncipe, ed. Caminho, 1979
Foto: Salazar no caixão, imagem retirada do filme Brandos Costumes (1974) de Alberto Seixas Santos

5 comentários:

FuckItAll disse...

Que maravilha, Leonor! As nossas grandezas...

JPN disse...

É isso mesmo, Leonor, que maravilha. Linquei. :)

Elvira disse...

Tinha apenas 4 anos de idade quando aconteceu o 25 de Abril.

Estou grata por conhecer estas coisas. Um post muito interessante. Obrigada. :-)

Gi disse...

Já guardei, vou mostrar a quantos possa e guardar para memória futura.

Obrigada

Samir Machel disse...

É de uma mediocridade atroz.

Devia ser deste Tártaro que as pastas de dentes previnem...