26 janeiro 2006

Panorama (1) A acabar (2) Da terra - Sab. 28 Jan.

A Acabar

Algures entre o registo forte que desvenda e a luta contra o apagamento, pela possibilidade que o cinema dá de registar e reproduzir, o documentário frequentemente procurou fixar o que está em extinção. Para que perdure.

11h

YANGEL, Alejandro Campos, Patrícia Leal
MiniDv, 21’, 2005
A Yangel é um lugar esquecido, selvagem, é uma greta no centro de Lisboa, no bairro da Mouraria. Várias pessoas acompanham o processo de transformação deste lugar, propriedade da Câmara Municipal, abandonado e vendido a uma empresa hoteleira que irá desalojar os seus ocupantes que entretanto se propunham realizar um documentário partindo das imagens captadas pelos moradores do bairro. Perante a situação, o filme transforma-se num documentário sobre o habitar e o abandono.

TUDO VAI ACABANDO, José Manuel Fernandes, Ricardo Martins
MiniDv, 28’, 2005
Este filme é uma viagem à essência de três lojas de comércio tradicional da baixa de Lisboa. uma história que nos é revelada pelas pessoas que a elas estão ligadas. tratando-se de um acompanhar do quotidiano, deixando-nos envolver na vida pessoal destas pessoas através da observação atenta. sabendo que o tempo deixa marcas, revela-se um panorama humano destas transformações temporais.

AMANHÃ NÃO É AQUI, Joana Pimenta e João Seiça
DvCam, 30’, 2005
Numa cidade suburbana, um grupo de reformados consegue resistir ao peso da vida com o auxílio de uma pequena livraria onde todos se encontram. Mas as regras de mercado levam ao fecho deste espaço. Como irá este grupo de amigos resistir ao progresso sem sentimentos?

FLOW (NOW WAS ONCE THE FUTURE), Yve le grand, António Cardoso
DvCam, 19’, 2005
É um filme sobre a passagem do tempo. utilizando o dia-a-dia como metáfora, o filme conta a história da impermanência da nossa existência. Como Fernando Pessoa escreveu tão eloquente no Livro do Desassossego: “há dias em que cada pessoa que encontro, assume aspecto de símbolo, que formam uma, descritiva em sombras da minha vida.”

14h

ENTRE DUAS TERRAS, Muriel Jaquerod, Eduardo Saraiva Pereira
DvCam, 94’, 2004
Narra a história recente na aldeia da Luz, uma pequena povoação condenada a desaparecer com a construção da barragem do Alqueva. Como indemnização à população, é erigida uma aldeia nova num outro terreno a escassos quilómetros. Entre as primeiras negociações e a edificação das casas novas, o filme dá a ver a forma como as autoridades e a população procuram reconstruir a identidade da aldeia.

16h

A MINHA ALDEIA JÁ NÃO MORA AQUI, Catarina Mourão
DvCam, 60’, 2005
Durante 6 anos filmámos muitas horas de imagens na velha aldeia da Luz, condenada a desaparecer debaixo das águas da barragem do Alqueva. a partir deste material e de redacções em que as crianças da aldeia recordam o que sentiram durante todo o processo de mudança, este documentário conta-nos em flashback a estranha história da Luz.

DEBATE: "A ACABAR" com a presença de Clara Saraiva e Paula Godinho, Professora de Antropologia da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e responsável pelo Centro de Estudos de Etnologia Portuguesa.


Da Terra

Há uma palavra associada à ideia de procura e de conhecimento: origem. Existe uma relação fundamental entre a procura de uma identidade, do espaço fundador, e a de um tempo e de uma forma de vida que se foi distanciando. Por choque ou por saudade, é um movimento recorrente o da procura da terra.

18h

MORABEZA, Constantino Martins
Beta, 90’, 2004
Lisboa. a minha cidade. Dizem que está sempre em obras, uma espécie de estaleiro gigante. acho que é verdade, sempre vi Lisboa em obras. E pensar que as mesmas mãos que lhe colocam os tijolos também abraçam as cordas de um violino. a simbiose absurda e a luta daqueles que por aqui querem mais. um filme sobre música cabo-verdiana e não só.

21h

MORTE GALINHA, João Miguel Vaz
MiniDv, 8’, 2005
Um hábito que tende a desaparecer: criar galinhas e matá-las a sangue frio. a câmara presencia os actos finais, a morte do animal e os passos necessários à sua conservação até chegar ao prato. As imagens são acompanhadas pelos comentários sobre a vantagem de criar animais em casa, a dor dos mesmos, a modernização do animal de aviário e suas consequências.

MICRO DOC’S KINGDOM, Teresa Costa, Rui Monteiro, Carla Capeto, Marise Francisco, Paula Alves, Hitesh, Woitek Ziemelski, Tânia David
MiniDv, 26’, 2005
Vários olhares documentais sobre a cidade de Serpa, realizados pelos participantes da 1ª oficina do olhar durante o seminário Doc´s Kingdom 05.

FIAT LUX, Luís Alves de Matos
DvCam, 16’, 2005
Num lugar perto de Tondela, uma pequena comunidade esperou 25 anos pela instalação da luz eléctrica. E cinco anos mais tarde a luz chegou.

CÁ DENTRO, José Neves
DvCam, 64’, 2005
Por dentro, um olhar exterior sobre as singularidades de uma existência comunitária, remota e particular, no entanto cada vez mais vulnerável às transformações que a ida de pessoas de fora implica: o passado relembrado, o presente observado, celebrações colectivas, traços de solidão, a relação entre pessoas e natureza, o antigo e o novo. a vida na Fajã, em fragmentos evocativos, residuais, especificidades do olhar, de fora para dentro.

DEBATE "DA TERRA" com a presença de Pedro Prista, Professor de Antropologia do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

Sem comentários: