26 janeiro 2006

Panorama (7) Retratos - Qui. 2 Fev.

Retratos

Que pessoa nos dá a conhecer determinado retrato? O que é que fica, de cada um, registado no retrato? Se um retrato é sempre uma leitura, um ponto de vista, uma construção, o acto de retratar será então acrescentar, redesenhar contornos?

14h

1º CONCERTO, António de Sousa
DV Cam, 8’, 2005
Acompanhamento dos primeiros passos de uma banda de covers de punk-rock. sendo todos amadores e sem instrução musical, a única coisa que os une é a devoção que sentem pela música. amigos de longa data, deram recentemente o seu primeiro concerto.

MARRABENTANDO – AS HISTÓRIAS QUE A GUITARRA CANTA, Karen Boswal
Betacam Digital, 58’, 2004
Marrabenta é um documentário sobre 3 velhos músicos moçambicanos estrelas da Marrabenta, um estilo musical bem popular. as “Velhas glórias” como são carinhosamente apelidados pelos seus fãs, vivem ainda na carismática capital moçambicana e sobrevivem cantando e tocando canções sobre as alegrias.

NOS BRAÇOS DO MEU XODÔ, Maria João Taborda
DvCam, 15’, 2004
O que podemos conhecer de um casal pela forma como dança? no forró, a mulher é como uma boneca nos braços de Deli.

BROOKLYN, Daniel Ruivo
MiniDvCam, 10’, 2004
Larin é um adolescente perante as possibilidades que a sua vida lhe reserva. Esta é a história do combate entre as dificuldades da concretização dos seus sonhos e as armas que possui para tornar esses sonhos realidade.

TAMIRA, Marta Lima
DvCam, 20’, 2004
“Olha, eu sei voar. queres ver? queres ver-me voar? não, agora estou cansada, as minhas asas estão moles.”

16h

A UTOPIA DO PADRE HIMALAYA, Jorge António
Betacam Digital, 52’, 2004
Em 1904 uma multidão à entrada da Exposição universal de st. Louis, Missouri, E.u.a.. Muita gente ia admirar uma gigantesca estrutura de aço, onde milhares de espelhos reflectiam a luz do sol. Era o Pyrhelióphero, um revolucionário Forno solar inventado por um português, que ganhou o grande prémio da exposição apesar de nem sequer constar da representação oficial portuguesa.

O ESCRITOR PRODIGIOSO, Joana Pontes
Betacam Digital, 62’, 2005
O Escritor Prodigioso é a procura de Jorge de Sena, um dos mais importantes poetas portugueses, trinta anos após a sua morte. Com este filme, a realizadora busca os motivos pelos quais a voz do poeta nos chega, ainda hoje, forte, amargurada, afirmativa e de uma intensidade lírica única. Com a ajuda da sua mulher, Mécia, e de alguns dos seus amigos e companheiros políticos e literários, somos levados a perceber as razões pelas quais este poeta maior foi mal amado pelo seu país, sendo embora respeitado e temido.

18h

LISBOA, CIDADE TRISTE E ALEGRE, Luís Camanho
DVCam, 45’, 2005
Um livro de fotografia da década de 1950, dois arquitectos, uma Lisboa que já não existe...

MAIS UM DIA DE NOITE, António José de Almeida
HD, 53’, 2004
“Luiz Pacheco é um paradoxo de duas pernas”. Esta é apenas uma das definições atribuídas ao homem/ escritor/ editor/ crítico literário que, tal “como um meteorito, passou pelo céu de Lisboa, rebentou e ficou em milhares de pedaços incandescentes, que foram caindo, e ainda hoje caem...” ao longo deste documentário de 53 minutos episódios únicos, relatados na primeira pessoa, com frontalidade, humor e emoção, intercalados com a representação dos seus próprios textos.

REMEMBER ME IN YOUR DREAMS, Maria João Tomaz
MiniDv, 10’, 2004
João Serra acena aos carros, todas as noites, desde há sete anos, numa movimentada avenida de Lisboa. Esta é a forma que encontrou para comunicar com os outros, de contornar a sua solidão depois da morte da mãe e o vazio que sente ter sido toda a sua vida.

FALTA-ME, Cláudia Varejão
Mini DV, 20’, 2005
Na turbulência da vida urbana acontece-nos esquecer ou subestimar coisas que nos fazem falta, ausências que nos suspendem, adiam ou até que nos magoam. Este documentário pede a cerca de uma centena de habitantes da área metropolitana de Lisboa que escrevam numa ardósia o que mais lhes faz falta. São respostas de pessoas de vários extractos sociais, de diferentes idades e com actividades diversificadas, que acabam por compor um retrato íntimo da sociedade portuguesa contemporânea.

21h

A BARBA E A BASE, Joana Montez e David Costa
DV Cam, 11’, 2005
De agente comercial a transformista, vivendo num mundo considerado socialmente normal, Jorge pensa na sua vida e fala-nos daquilo que vai na sua alma, as suas experiências pessoais e profissionais, privilegiado por estar entre duas realidades diferentes, uma por necessidade, outra por prazer. Descubra qual é qual, quem é quem, e sem preconceitos, aquilo que o leva à sua transformação de identidade/personalidade, de Jorge, a barba Kelly.

ESTRELA DA TARDE, Madalena Miranda
DvCam, 25’, 2004
Uma dona de casa lava a louça, estende a roupa, faz a cama, varre o chão. À sua maneira. ao som das suas músicas. A dizer assim os seus dias. até que o dia chega ao fim.

CONVERSAS COM GLICÍNIA, Jorge Silva Melo
DvCam, 55’, 2004
Um documentário sobre a actriz Glicínia Quartin por ocasião do seu 80º aniversário. a sua família, o anarco-sindicalismo, a Escola-oficina nº1, as leituras em casa dos pais, as prisões, o Mud Juvenil, os teatros experimentais, os surrealistas, o encontro com José Ernesto de Sousa e o desabrochar do Cinema novo com Dom Roberto, a Itália, a fantasia, Beckett, Genet, Vitor Garcia, o encontro com Luís Miguel Cintra – uma vida em movimento.

DEBATE "RETRATOS" com a presença de Gonçalo M. Tavares, escritor; e Maria José Palla, Fotógrafa e Professora de História de Arte e de História do Teatro na Universidade Nova de Lisboa.

Sem comentários: