26 janeiro 2006

Panorama (6) A fazer - Qua. 1 Fev.

A Fazer

Quais os gestos do trabalho? Quais as acções, que profissões? Quem trabalha em quê? A actividade humana nas suas variáveis. Como é que o trabalho é visto por quem filma?

16h

PESCADORES DE VILA CHÃ, João Lisboa
MiniDv, 14’, 2005
A vida dos pescadores de Vila Chã pelo olhar das suas companheiras de vida e profissão.

COMUNITÁRIOS, João Romão
MiniDv, 52’, 2004
A pesca ainda é um mar de oportunidades, onde o trabalho é cada vez mais tranquilo e as viagens mais seguras. Portugal e Espanha são terras de pescadores, com ancestral e nem sempre pacífica partilha de recursos. Este documentário é um conjunto de entrevistas às entidades mais relevantes, nos lados português e espanhol, na actividade pesqueira na zona do estuário do Guadiana, considerando que há na zona uma intensa e histórica partilha de locais e recursos de pesca e a perspectiva futura de liberalização do acesso às águas.

NOCTURNOS: A OUTRA FACE DA LUA, Hugo da Nóbrega
DV Cam, 10’, 2005
Visão do pedaço de tempo (sensivelmente entre as 03.00 e as 05.00 da manhã) em que algumas pessoas se encontram a trabalhar, nalguns casos por necessidade, noutros por opção.

NA RUA, Nuno Miguel e Sara Morais
DvCam, 20’, 2004
Apesar da sua invisibilidade, sem eles a vida na cidade não seria possível. um filme com a participação dos funcionários dos postos de limpeza da general roçadas, santa Clara e lavandaria da Dhrus da Câmara Municipal de Lisboa.

18h

O SÍTIO DO CASTELO VELHO, Catarina Alves Costa
DvCam, 53’, 2005
A pedido do instituto Português do Património arquitectónico, uma equipa de filmagens acompanhou durante três anos a escavação arqueológica de Castelo Velho, em Freixo de Numão, na região do alto Douro, dirigida por Susana Oliveira Jorge. Este é um filme que abre caminhos para o debate sobre o passado pré-histórico: teria sido este lugar com cerca de 5000 anos uma povoação fortificada, um local de ritual e culto? o que revelam os vestígios arqueológicos? E a arquitectura do lugar?

DOUTOR ESTRANHO AMOR, Leonor Areal
DvCam, 84’, 2005
Este documentário mostra uma brigada de estudantes de medicina que faz prevenção da siDa numa escola. ao longo de 10 semanas acompanhamos os seus insucessos e conquistas junto de uma turma difícil, mas com personagens muito interessantes. um filme que nos coloca inúmeras questões sobre como falar de sexualidade e que constitui um estudo de caso indispensável ao actual debate sobre educação sexual.

21h

À L’ECOUTE DE SON CORPS, Alex Eiseinger
MiniDv, 10’, 2004
Teresa Simas é uma bailarina do Ballet Gulbenkian que decidiu mudar de método de treino aos 25 anos de idade, em plena ascensão profissional.

O SAL DA TERRA E DO MAR, Luís Margalhau
DvCam, 26’, 2004
O Sal da Terra e do Mar celebra aquela que foi uma das mais importantes actividades económicas da Figueira da Foz. Este filme lança um olhar reflexivo sobre um contexto económico, social e cultural que tem sido alvo de profundas transformações. Este documentário visa utilizar os olhos e a voz daqueles que protagonizam e continuam a dar vida à comunidade de salicultura da Figueira da Foz.

DESTROÇOS OU O TRABALHO DO HOMEM, Hugo Maia
Mini Dv, 5’, 2005
Alguém se cansa de uma cidade e vai de férias para um pequeno paraíso, onde vai encontrar os destroços do inferno do qual pretende fugir. baseado em textos de Herberto Helder.

MÃO-DE-OBRA, Ana Rita Ferreira
Mini Dv, 23’, 2005
Mão-de-obra observa os gestos e os traços de um grupo de pessoas, quando convidadas a trabalhar o papel e a tinta, depois de ouvirem uma música.

DEBATE "A FAZER" com a presença de Eduarda Dionísio, Professora, escritora, tradutora e co-fundadora do jornal Crítica e da associação cultural Abril em Maio; e António Cunha, fotógrafo alentejano, cujo trabalho incide sobretudo na área da Arqueologia, História, Museologia e Etnografia.

Sem comentários: