26 janeiro 2006

Panorama (3) Em comum - Dom. 29 Jan.

Em Comum

Como é que um grupo partilha uma experiência colectiva, um estilo de vida ou uma crença? Como é que se forma uma comunidade? Como é que cada grupo comunga o que tem em comum e dispõe tais dinâmicas na sociedade?

11h

A PELE, Álvaro Romão
MiniDv, 55’, 2005
No séc. xxi, no centro da cidade da Marinha grande, uma antiga fábrica abandonada alberga uma comunidade de toxicodependentes que ali nasce, vive e morre.

14h

VILA MORENA, Alice Rohrwacher e Alexandra Loureiro
DvCam, 36’, 2005
Existe um lugar, talvez o centro cultural mais escondido do mundo, talvez a sala de estar da Mira e Mané, talvez o local de conspiração de uma revolução, seguramente um bar. Vila Morena é pequena história da utopia que encontrámos no tejo bar: a utopia da construção duma nova família, ou da destruição da ideia de família, a utopia de estar juntos ou de estar sozinhos, mas juntos.

RASTAS, Neni Glock
DvCam, 56’, 2005
Rastas mostra o quotidiano de um grupo de pessoas que acreditam e vivem segundo a filosofia de Jáh rastafari em Portugal. Mostra a realidade das lutas e adaptações ao sistema a que chamam “ babilónia”, daqueles que vivem em grandes centros urbanos. Mostra por outro lado uma família de músicos reggae, os One Love Family, que optaram por sair do sistema e viver como se vivia antigamente, plantando e colhendo o seu próprio alimento, sem produtos químicos.

16h

C-MAIL, QUANDO O CORREIO CHEGA POR MAR, Filipe Araújo
MiniDv, 10’, 2005
À primeira vista, Terschelling é apenas mais uma pequena ilha do norte da Holanda. tem um afamado festival de Verão e areais invejáveis. Contudo, são os jutters que lhe dão uma identidade própria. Estes vorazes caçadores de despojos do mar palmilham diariamente cada centímetro de areia em busca das novidades trazidas pelos naufrágios ou tempestades. Com Johan Wolf, um ex-professor primário, tudo é diferente: colecciona apenas garrafas com mensagens.

A OCASIÃO, Rita Brás, Cláudia Alves
MiniDv, 50’, 2005
Colocar os óculos e alienar-se. seguir as indicações: depois do túnel continuar em frente. Tirar uma fotografia para que a vida fique do tamanho natural. será a ocasião de descobrirem até onde vos leva a ocasião. all aboard!

DOCUMENTO BOXE, Miguel Clara Vasconcelos
MiniDv, 53’, 2005
Cinco situações que influenciam directamente a carreira do pugilista profissional Jorge Pina. Conhecemos Mário um pugilista amador, Casteli o presidente da associação de boxe, Vítor o treinador, o próprio Jorge Pina e Magalhães o “manager”. a preparação nos balneários, as pesagens dos atletas, o convívio, os treinos, os ginásios e todos os elementos que rodeiam um combate pouco honesto.

18h

BANDEIRA, Rui Filipe torres
DvCam, 70’, 2005
Bandeira trabalha a memória do evento Euro 2004; um ano depois o que sentem as pessoas sobre esse evento que, na altura em que aconteceu, galvanizou o país.

S. JOÃO – RUA 15, António Barreira Saraiva
MiniDv, 35’, 2005
A festa como momento privilegiado para observar uma rua.

GOSTO DE TI COMO ÉS, Sílvia Firmino
DigiBETA, 57’, 2005
Uma família de Lisboa. um bairro antigo e uma Marcha Popular: a Marcha da bica. Este documentário constrói-se na aproximação a este sítio e a estas pessoas. Do sentido local, do acontecimento popular à dimensão universal do desejo de sucesso, das vivências em comunidade e da procura da glória por mais efémera ou transitória que seja. 21h

18h

SKINHEADS – REBELDES COM UMA CAUSA!, Vítor Hugo Costa
DvCam, 20’, 2004
Racismo, violência, extremismo são desígnios vulgarmente associados à ideia de skin. Raúl tem 32 anos, trabalha, é skinhead. não é racista, não promove nem procura a violência gratuita e não tem qualquer tipo de ideologia política extremista. acompanhando alguns momentos da sua vida e com base no seu discurso, este documentário pretende passar a mensagem sobre o que é ser skinhead.

A FÉ DE CADA UM, Neni Glock
DvCam, 57’, 2004
Acompanham-se alguns personagens em peregrinação a pé ao santuário de Fátima. um deles é um “pagador de promessas”, figura lendária da idade Média que cobrava uma taxa para pagar promessas de outras pessoas. acompanha também os peregrinos habituais que normalmente movidos pela fé na santa se fazem à estrada todos os anos. Paralelamente acompanha a trajectória polémica de um padre católico, preso por duas vezes pela antiga polícia do regime de Salazar. os caminhos que percorrem acabam no santuário onde explodem a fé e a denúncia.

DEBATE: "EM COMUM" com a presença de Rui Tavares, historiador do século XVIII, autor do "Pequeno Livro do Grande Terramoto" e do blog Barnabé.

Sem comentários: