26 janeiro 2006

Panorama (8) Detrás do palco - Sex. 3 Fev.

Detrás do Palco

Todo o processo de construção é também a procura do conjunto. Filmar um processo artístico implica ir além das partes e descobrir o que está para lá do espectáculo que se desvenda, as raízes do que se mostra em cena, como se chega ao que se representa.

14h

PARA ALÉM DO TEJO
, Patrícia Poção
MiniDv, 74’, 2004
Para Além do Tejo foi um espectáculo de teatro produzido pelo teatro Meridional que teve como pressupostos conceptuais de construção a procura de um trabalho de exploração de linguagem gestual, visando tornar expressivo um universo que identificasse o Alentejo. Este vídeo documentário é fruto de um ano de registos em tempo e modos do nascer e pulsar criativo de um sentimento ‘’Para além do tejo’’.

SE PODES OLHAR VÊ, SE PODES VER, REPARA, rui simões
DvCam, 40’, 2004
Seguimos a experiência do grupo de teatro o bando, na adaptação do romance do Prémio Nobel José Saramago. uma alegoria fantástica onde vemos as preocupações e as emoções dos actores vendados quando passam pela experiência de estarem cegos durante 24 horas num hospital desafectado. Curtas entrevistas onde Saramago expressa a sua satisfação em relação a esta adaptação.

16h

OLHARES CINEMATOGRÁFICOS NO LUGAR DE GAIA, João Lisboa
MiniDv, 14’, 2005
Um olhar sobre o Lugar de gaia, durante a rodagem do trabalho final dos alunos dos 4 anos do curso superior de Cine-Vídeo da ESAP.

IN ÚTERO, Alexandre Martins
DvCam, 67’, 2005
Documento sobre os últimos 3 meses dos alunos de Formação de actores e realização Plástica do Espectáculo da Escola superior de teatro e Cinema. ao fim de 3 anos que medos, que vontades e que frustrações fazem parte do seu universo ao atravessarem o último exercício do ano.

PROJECTO “COMPANHIA RUI LOPES GRAÇA”, José Carlos Fraga
DV Cam, 8’, 2005
A Companhia de Dança Rui Lopes Graça manifesta outra forma de criar e representar dança contemporânea, levando o contexto das suas criações a um contacto mais próximo com o público, tentando expor os seus métodos e intervenções no desenvolvimento de um olhar crítico.

18h

ÓPERA ABERTA, Leonor Areal
DvCam, 75’, 2005
Este documentário acompanha a preparação da ópera Os Fugitivos de José Eduardo Rocha. A obra original, fixada em partitura, vai ser apropriada pelos seus intérpretes, não sem passar por difíceis negociações entre compositor e maestro, por ensaios intensos com os cantores – um dos quais terá de desistir – ou pela energia e desesperos do encenador.

21h

CIRCO!, Rui Ribeiro
MiniDv, 37’, 2004
Um espectáculo de circo tradicional visto a partir dos bastidores. Do outro lado da cortina mágica: homens artistas concentrados nas suas tarefas.

INSIDE OUT, Leonor Noivo
Mini DV, 11’, 2005
Madalena tem 25 anos, acabou de sair da escola de dança e prepara a apresentação do seu primeiro solo. Esta é a primeira parte de um documentário que vai continuar a ser escrito. a proposta é acompanhar Madalena nos próximos projectos. Como estará ela daqui a três anos?

O ENCONTRO, Luciana Fina
Mini Dv, 61’, 2004
Sabes o que é que eu vejo da janela da minha casa? Sacos de carvão, muitos sacos de carvão, muitos, muitos mesmo... (Sérgio, bailarino de Maputo). Lisboa, 7° Encontro internacional Dançar o que é nosso , um mês de laboratórios e seminários sobre interculturalismo e artes performativas organizado por Danças na Cidade, com o antropólogo André Lepecki e diversos coreógrafos convidados. através de práticas performativas, questionam-se sobre o impasse da incomunicabilidade e a cristalização das culturas. Procuram incorporar diferentes experiências de movimento. Eu acompanho-os e questiono-me, filmo e procuro igualmente imagens que lhes pertençam.

DEBATE "DETRÁS DO PALCO" com Fernanda Lapa e João Garcia Miguel

Sem comentários: