Detrás do Palco
Todo o processo de construção é também a procura do conjunto. Filmar um processo artístico implica ir além das partes e descobrir o que está para lá do espectáculo que se desvenda, as raízes do que se mostra em cena, como se chega ao que se representa.
14h
PARA ALÉM DO TEJO, Patrícia Poção
MiniDv, 74’, 2004
Para Além do Tejo foi um espectáculo de teatro produzido pelo teatro Meridional que teve como pressupostos conceptuais de construção a procura de um trabalho de exploração de linguagem gestual, visando tornar expressivo um universo que identificasse o Alentejo. Este vídeo documentário é fruto de um ano de registos em tempo e modos do nascer e pulsar criativo de um sentimento ‘’Para além do tejo’’.
SE PODES OLHAR VÊ, SE PODES VER, REPARA, rui simões
DvCam, 40’, 2004
Seguimos a experiência do grupo de teatro o bando, na adaptação do romance do Prémio Nobel José Saramago. uma alegoria fantástica onde vemos as preocupações e as emoções dos actores vendados quando passam pela experiência de estarem cegos durante 24 horas num hospital desafectado. Curtas entrevistas onde Saramago expressa a sua satisfação em relação a esta adaptação.
16h
OLHARES CINEMATOGRÁFICOS NO LUGAR DE GAIA, João Lisboa
MiniDv, 14’, 2005
Um olhar sobre o Lugar de gaia, durante a rodagem do trabalho final dos alunos dos 4 anos do curso superior de Cine-Vídeo da ESAP.
IN ÚTERO, Alexandre Martins
DvCam, 67’, 2005
Documento sobre os últimos 3 meses dos alunos de Formação de actores e realização Plástica do Espectáculo da Escola superior de teatro e Cinema. ao fim de 3 anos que medos, que vontades e que frustrações fazem parte do seu universo ao atravessarem o último exercício do ano.
PROJECTO “COMPANHIA RUI LOPES GRAÇA”, José Carlos Fraga
DV Cam, 8’, 2005
A Companhia de Dança Rui Lopes Graça manifesta outra forma de criar e representar dança contemporânea, levando o contexto das suas criações a um contacto mais próximo com o público, tentando expor os seus métodos e intervenções no desenvolvimento de um olhar crítico.
18h
ÓPERA ABERTA, Leonor Areal
DvCam, 75’, 2005
Este documentário acompanha a preparação da ópera Os Fugitivos de José Eduardo Rocha. A obra original, fixada em partitura, vai ser apropriada pelos seus intérpretes, não sem passar por difíceis negociações entre compositor e maestro, por ensaios intensos com os cantores – um dos quais terá de desistir – ou pela energia e desesperos do encenador.
21h
CIRCO!, Rui Ribeiro
MiniDv, 37’, 2004
Um espectáculo de circo tradicional visto a partir dos bastidores. Do outro lado da cortina mágica: homens artistas concentrados nas suas tarefas.
INSIDE OUT, Leonor Noivo
Mini DV, 11’, 2005
Madalena tem 25 anos, acabou de sair da escola de dança e prepara a apresentação do seu primeiro solo. Esta é a primeira parte de um documentário que vai continuar a ser escrito. a proposta é acompanhar Madalena nos próximos projectos. Como estará ela daqui a três anos?
O ENCONTRO, Luciana Fina
Mini Dv, 61’, 2004
Sabes o que é que eu vejo da janela da minha casa? Sacos de carvão, muitos sacos de carvão, muitos, muitos mesmo... (Sérgio, bailarino de Maputo). Lisboa, 7° Encontro internacional Dançar o que é nosso , um mês de laboratórios e seminários sobre interculturalismo e artes performativas organizado por Danças na Cidade, com o antropólogo André Lepecki e diversos coreógrafos convidados. através de práticas performativas, questionam-se sobre o impasse da incomunicabilidade e a cristalização das culturas. Procuram incorporar diferentes experiências de movimento. Eu acompanho-os e questiono-me, filmo e procuro igualmente imagens que lhes pertençam.
DEBATE "DETRÁS DO PALCO" com Fernanda Lapa e João Garcia Miguel
Sem comentários:
Enviar um comentário