26 janeiro 2006

Panorama

Começa amanhã, sexta-feira dia 27, a Mostra de Documentário Português, no cinema Fórum Lisboa (Av. Roma). São 90 filmes agrupados por temas (e por dias). Sobre cada tema haverá um debate final. Para facilitar a escolha dos espectadores, segue-se o programa com as sinopses dos filmes (retirado do dossier de imprensa).

Sexta, 27 Jan. 21h

"Percursos no Documentário Português: alguns filmes de Manoel de Oliveira"
DOURO FAINA FLUVIAL
35mm, PB, 21’, 1931
As actividades que se desenrolam quotidianamente ao longo da margem direita do rio Douro, aquando da sua passagem pela cidade do Porto: a circulação, a carga e descarga dos barcos, o rio e a sua ambiência, a ponte, os bairros onde vive a população trabalhadora, que retira o seu alimento da labuta fluvial.

O PINTOR E A CIDADE
35mm, c , 28’, 1956
Os aspectos mais característicos da cidade do Porto (arquitectura, ambiente, vida quotidiana, passado, presente e futuro), em visão pelo prisma estético do pintor António Cruz. assim, as imagens reais alternam com as impressões que o artista plástico vai registando, nas suas aguarelas. o pintor sai do «atelier» e percorre a cidade…

e

COLD WATER, Teresa Villaverde
Betacam Digital, 5’56’’, 2004

Não há uma pessoa no mundo que tenha escolhido o lugar para nascer. Há fronteiras que basta um braço estendido para serem atravessadas. Para que serve uma fronteira?

CONTORNOS, Rita Bonifácio
MiniDv, 5’, 2005
O trabalho sobre o vidro nasce pelo manusear cuidado dos materiais ardentes. Contornos é um documentário que retrata um modo de vida antigo, mas que ainda hoje preenche os espaços fabris de uma terra, Marinha Grande.

O INIMIGO, Bruno Caracol
MiniDv, 12’, 2004
Tem muitos nomes que é como quem não tem nenhum. Espreita-se nas sombras, estremece-se. Uma viagem ao norte de Portugal, zona fronteiriças, Minho, Trás-os-Montes e Espanha. Procuram-se outras formas de ver a realidade, de lidar com o inominável.

AQUECIMENTO, Miguel Ribeiro
DvCam, 14’, 2004
O trabalho das actrizes e dos actores de teatro. bastidores. Preparação. aquecimento.

Sem comentários: